Limpezas de Natal - guia de sobrevivência

O Natal vai ser em sua casa? Já está a imaginar o pesadelo de passar a manhã de dia 24 a limpar a casa? Nada tema, tenho um guia de sobrevivência que permite uma véspera de Natal sem limpezas.

Para ter a casa limpa para a festa não é necessário limpar tudo profundamente. Lembre-se que as visitas ficam maioritariamente nas áreas comuns da casa: entrada, sala, cozinha e uma casa de banho. Por isso, não é preciso fazer nada de especial aos quartos e casas de banho privativas, desde que não tenham um ar caótico. E há tarefas que podemos ir fazendo desde já, por isso o meu método é usar a semana antes do Natal para preparar a casa: menos de 1 hora por dia garante ter tudo impecável.

Nos próximos dias, é preciso limpar os vidros das janelas, os candeeiros e a porta de entrada, verificar se o tapete à porta está aceitável e se o bengaleiro está vazio e disponível para os casacos das visitas.

A seguir, esconder o que está desarrumado. Não vamos arrumar os últimos meses de papelada que se acumulou na mesa da entrada, apenas esconder de forma organizada. Agarro num cesto da roupa ou numa caixa por divisão, meto lá dentro tudo o que quero tirar da vista e ponho num roupeiro do quarto. Na despensa não, pode ser encontrado por alguém.

Depois, é só ir por divisão, deixando a cozinha para o fim, porque continua a ser utilizada todos os dias e é a que dá mais trabalho. Na sala, é só limpar o pó, aspirar o chão e verificar se as mantas e almofadas estão lavadas e bem cheirosas. Eu gosto de retirar tudo o que se encontra sobre o aparador e usar esse tampo como buffet para a comida. Numa das extremidades, preparo um bar, com bebidas alcoólicas e também café, chá e chocolate quente.

Na casa de banho, dar uma limpeza profunda já e manter um pacote de toalhitas de limpeza no armário, para garantir a limpeza durante a semana. Verificar a arrumação dentro do armário (muita gente gosta de espreitar nas casas de banho alheias!) e retirar tudo o que estiver desarrumado.

A cozinha é a zona mais crítica, onde toda a gente acabar por ir parar e onde muitos têm acesso a tudo. Desde já, pode limpar o forno, o frigorífico, o microondas e a máquina do café. Dentro dos armários, é preciso verificar se tudo está arrumado, as prateleiras limpas e a loiça necessária disponível e limpa. Cuidado com a gaveta dos talheres: por alguma estranha razão, parece que atrai migalhas e é um espaço que seguramente vai ser usado por muita gente.

É uma boa altura para arrumar as caixas plásticas e comprar algumas embalagens descartáveis para a família e os amigos levarem as sobras com eles. Já todos sabemos que as caixas vão e não voltam, por isso é melhor ter algumas que possam ser dadas definitivamente.

E está quase tudo pronto!

Na manhã do dia 24, só falta dar um jeitinho na casa de banho: mudar toalhas na casa de banho e verificar disponibilidade de sabonete e papel higiénico, limpar o espelho e polir as torneiras. Não esquecer de deixar um ambientador a funcionar, ou acender uma vela imediatamente antes dos convidados chegarem.

Na cozinha, verificar se o forno, o microondas, frigorífico e a máquina do café estão limpos.

Retirar das superfícies de trabalho tudo o que não for estritamente necessário, para dar espaço para cozinhar à vontade. E não esquecer de mudar os panos de limpar os pratos e as mãos.

Só falta mesmo colocar umas músicas de Natal, por um pouco de perfume nas almofadas, mantas e toalhas da casa de banho e trazer um cheiro bem à casa toda. Podem ser umas velas com cheiro a especiarias, um ambientador, queimar óleos essenciais...Ou simplesmente deixar a ferver cascas de laranja com paus de canela e estrela de anis, garanto que deixa um cheiro maravilhoso e duradouro.

Agora, é só apreciar a companhia e ter um Natal muito feliz. Até amanhã!

#onatalvemai

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
FOLLOW ME
ETIQUETAS
ARQUIVO
INSTAGRAM

2018 by yolita.pt

Proudly created with Wix.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now